quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Viva a depredação da natureza!

"As areias da Praia Brava, em Itajaí, começam a sentir os efeitos da recente onda de verticalização. Ao cair da tarde, a praia é parcialmente tomada pela sombra dos edifícios que se erguem pela orla _ fenômeno que já ocorre na vizinha Balneário Camboriú, onde a silhueta dos arranha-céus esconde o sol. Resultado do despertar da construção civil para as belezas da Brava, a sombra preocupa moradores e ambientalistas, que temem mudanças na vocação turística da praia." (Notícias Catarinenses).

Ontem nós itajaienses perdemos uma batalha. Os amantes da natureza e nossos turistas também. A Câmara de Vereadores votou a favor dos tubarões do ramo imobiliário que modificarão a paisagem, que provocará a extinção da natureza agreste de uns dos locais mais lindos de nosso Estado. Por “aqueles” que se dizem representantes do nosso povo, da nossa "Pequena Pátria" segundo o ilustre itajaiense Marcos Konder (1).

Mas, tenho impressão (que tanso eu sou) que alguns destes “nobres” vereadores que votaram a favor desta devastação, pouco se importam por nosso patrimônio, não sabem quem foi Marcos Konder e nem  entendem o que é "pátria", e pior: só se interessam por si!

Que pena! A especulação imobiliária e interesses mesquinhos do ganho fácil (às vezes por baixo dos panos) sempre derrotam ideais nobres de muitos de nossos irmãos itajaienses e de outros gentis-homens que abraçaram nossa linda terra papa-siri, tão corretos no pensamento de preservação local como o de nosso planeta Terra...

E os nossos amigos gaúchos dizem: “Não tá muerto quem pelea!”. Então continuemos lutando! Viva Itajaí, nossa Pequena Pátria!

Protesto contra a construção de prédios no Canto do Morcego (Foto: Marcos Porto)
______________________________________________________________________
(1) Marcos Konder - (Itajaí 1882 - 1962) Industrial, financista, político e intelectual, foi prefeito de Itajaí no período de 1915 a 1930. Revelou-se administrador extraordinário. Como escritor cabe destaque para a sua obra "A PEQUENA PÁTRIA", crônica histórica sobre Itajaí.

Nenhum comentário: