domingo, 17 de novembro de 2013

A degradação de uma princesa


Eis uma foto de Balneário Camboriú, Santa Catarina, em pleno ano da Graça de 1975. Alguns prédios – em evidência o Hotel Marambaia onde a ainda linda Vera Fischer foi eleita miss em 1969 – construídos (desgraçadamente) em cima da faixa de areia da praia, um ribeirão que serpenteia onde, sem dúvida, é o nosso lindo bairro Pioneiros, atravessando subterraneamente a atual Avenida Brasil nesse local.

Mas não se iludam! Sou filho de Itajaí, "papa-siri" que acompanha esse "progresso". Nessa época o ribeirão já era poluído e a famosa praia que banha o também famoso balneário também o era em pequenas proporções, se compararmos com a calamidade que é hoje. Dúvidas? Visitem o Pontal Norte de nossa cidade, aquele riozinho com várias bateras, e tentem não respirar... Porque a degradação ambiental, o lixo, chegou ao máximo!

Mas a verdadeira calamidade é a atual “muralha” infernal de prédios construídos em cima dessa praia tão bonita, tão mansa e tão procurada por turistas de toda parte de nosso país, da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. O fato é que à partir das 3 horas da tarde, nossos banhistas já não tem mais o sol.

As empresas de construção, as imobiliárias, nesse Brasil tão errado, jamais publicarão isso. O dinheiro destrói paraísos naturais e constrói paraísos artificiais. Tenho pavor da "urbanização" também catastrófica que ocorre, agora, na nossa linda Praia Brava!

Uma boa noite para todos!

Dado Itajahy

Nenhum comentário: