segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Aftas: o que é, causas e tratamento

Elas atrapalham na hora das refeições e causam incômodo ao longo do dia. As aftas são úlceras na mucosa da boca que, apesar de não serem perigosas, precisam de cuidados básicos para cicatrizar.

No entanto, uma quantidade muito grande de aftas ou mesmo as que persistem por muito tempo precisam ser investigadas porque podem indicar uma queda de imunidade causada por algum outro problema mais sério no corpo.

José Henrique de Oliveira, cirurgião-dentista e diretor de operações e credenciamento do INPAO Dental, explica os principais sintomas da afta e qual a melhor forma de tratar o problema.

O que é

“Aftas são úlceras (machucados) encontradas na boca. Normalmente pequenas – com aproximadamente 0,5 cm – elas são esbranquiçadas e cercadas por uma área avermelhada”, afirma o especialista. Podem aparecer na região da língua, bochechas e gengivas.

Causas

Segundo Oliveira, as causas da afta ainda são incertas. “Os especialistas acreditam que estejam ligadas ao sistema imunológico, bactérias ou mesmo a algum tipo de vírus”, explica. Além disso, fatores como o estresse, trauma, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas, alimentos ácidos e tendências genéticas também tornam a pessoa mais susceptível às aftas.

Sintomas

“O principal sintoma da afta é a dor local. A região costuma ficar bastante dolorida, dificultando a alimentação e a fala”, diz Oliveira. Os pequenos machucados costumam ser esbranquiçados e ter uma área avermelhada em volta.


Fonte: http://www.lakevillas.com.br/noticia/10749

Nenhum comentário: